Plano&Plano

Zona Oeste - Butantã

Conheça o Bairro Butantã em São Paulo

Sobre o bairro

A excentricidade do nome já chama a atenção. Mas não é só por isso que o Butantã é um dos bairros mais conhecidos e valorizados de São Paulo. A região reúne diversas características que fazem dele um dos principais bairros da cidade.

Situado na Zona Oeste do município, ele faz divisa com outros bairros importantes de São Paulo, como Pinheiros, Alto de Pinheiros, Jaguaré, Morumbi e ainda Vila Sônia, Rio Pequeno e Raposo Tavares.

O bairro é um dos cinco distritos administrados pela subprefeitura do Butantã, que reúne ainda os distritos do Morumbi, Vila Sônia, Rio Pequeno e Raposo Tavares. Delimitado a leste pela margem do rio Pinheiros, o Butantã abriga mais de 50 mil moradores em ruas arborizadas, contando com muitas opções de atividades culturais e ao ar livre.

Seu nome pode significar “lugar de vento forte” ou “terra socada e muito dura”, e se originou por ser uma das principais rotas de bandeirantes e jesuítas que buscavam chegar ao interior do país. Saiba mais sobre o Butantã a seguir, e conheça os apartamentos da Plano&Plano no Butantã!

Ruas e Avenidas

As ruas e avenidas do bairro homenageiam grandes nomes do cenário nacional, desde jornalistas a médicos, passando por empresários, advogados e políticos. Algumas das principais ruas e avenidas do Butantã são:

• Rua Poetisa Colombina; • Avenida Comendador Alberto Bonfiglióli; • Rua do Lago; • Avenida Corifeu de Azevedo Marques; • Avenida Doutor Vital Brasil; • Rua Agostinho Cantu; • Avenida Ministro Laudo Ferreira de Camargo; • Avenida Professor Francisco Morato; • Rua Pedro Peccinini; • Avenida Lineu de Paula Machado; • Avenida Giovanni Gronchi.

Essas ruas e avenidas abrigam diversas atrações e lugares importantes da cidade, como: Instituto Butantan; a Casa do Bandeirante; Parque Jardim Previdência; Universidade de São Paulo (USP); Casa da Cultura Japonesa, entre outros.

Mobilidade e Transporte

A partir do bairro, é possível ter acesso fácil a várias outras regiões de destaque da cidade, como Pinheiros, Avenida Paulista e Avenida Rebouças. Assim, o Butantã pode ser caracterizado como um bairro com boa localização.

O bairro tem uma estação própria de metrô, sendo atendido pela Linha 4 – Amarela, do metrô, com integração com o Terminal de Ônibus da SPTrans. Além disso, é integrada também a um terminal metropolitano com linhas da EMTU, que permite o acesso a municípios como Osasco, Embu das Artes, Cotia, Barueri, Itapevi, entre outros, sendo próximo também das rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco.

Lazer

O bairro oferece boas alternativas para quem gosta de fazer passeios mais próximos à natureza, como é o caso do Instituto Butantã, e também para quem quer aprender um pouco mais sobre a cultura e história do bairro, como a Casa do Bandeirante.

Já para quem prefere passeios gastronômicos, uma boa opção é o Vila Butantã, um espaço super agradável e que reúne diversos food trucks, restaurantes, bares e lojas, próximo ao Metrô Butantã.

Além disso, o bairro conta com diversas praças e ruas muito arborizadas, o que acrescenta mais algumas opções de lazer.

Educação

O Butantã abriga boas opções de escolas, tanto públicas (municipais e estaduais) quanto privadas, e que abrangem os vários níveis de escolaridade, desde o infantil ao superior. O destaque vai para este último nível, pois o bairro possui uma das principais universidades da América Latina, com reconhecimento também a nível mundial, a USP.

Shoppings

Para quem gosta ou precisa constantemente fazer compras, o bairro atende muito bem a essa necessidade. Possui galerias como a Galeria Extra Jaguaré, o Vivência CAVC e o Butantã Shopping, entre outros pontos onde é possível fazer boas compras.

Curiosidades

Por ser um bairro bastante tradicional e antigo da cidade, o Butantã reserva algumas curiosidades. Confira 3 delas:

• Loja com mais de 70 anos: situada na Avenida Vital Brasil, a loja Tamoio comercializa ferragens e materiais de construção desde 1948.
• O bairro dos museus: o Butantã abriga mais de 10 museus, a exemplo do Museu Oceanográfico e do Museu da Arqueologia e da Etnologia, e diversos outros. • Já foi uma fazenda: a área onde hoje fica o Butantã teve início em 1607, como Fazenda Butantã.

Por seu início como fazenda, o bairro até hoje reserva algumas características interioranas, como o apreço por áreas verdes, por exemplo, aliadas ao desenvolvimento de um bairro com estrutura completa e todos os serviços necessários a uma boa qualidade de vida.

Plano&Plano

Se interessou pelo bairro Butantã? Vem conhecer as opções da Plano&Plano na região!

Na Plano&Plano você encontra Apartamentos à venda na Zona Oeste, SP e em toda região metropolitana do estado de São Paulo. A Zona Oeste de São Paulo abrange a regiãos do Butantã.

Entre em contato com a nossa equipe de corretores online, tire suas dúvidas ou saiba mais sobre as ofertas de Apartamento Minha Casa Minha Vida e Apartamento Casa Verde e Amarela na Zona Sul da Plano&Plano!

Selecione um bairro da Zona Oeste:

Precisa de ajuda? Clique aqui

Precisa de ajuda? Clique aqui e veja os nossos canais.

Mais
canais