Plano&Plano

Zona Leste - Penha

Conheça o Bairro Penha de São Paulo

Sobre o bairro

Considerado o segundo bairro mais antigo da cidade, fundado por volta de 1668, a Penha tem sua origem ligada intimamente à religiosidade. Essa característica se manteve até os dias atuais, onde podemos encontrar mais de 30 igrejas, templos e comunidades religiosas espalhadas pelo bairro, sendo a Igreja Nossa Senhora da Penha a mais conhecida atualmente.

Com o passar do tempo, a constante valorização da região fez com que o bairro fosse cada vez mais procurado por famílias das classes sociais média e média-alta, e, juntamente com os bairros Tatuapé, Jardim Anália Franco, Vila Carrão, Mooca e Vila Prudente, fossem conhecidos como a elite da Zona Leste paulistana.

Tendo como vizinhos os bairros do Tatuapé, Artur Alvim, Cangaíba, Vila Matilde, Ponte Rasa e Vila Maria, além de fazer divisa com o município de Guarulhos, a Penha possui comércio intenso e diversificado, o que atrai consumidores das regiões próximas, fazendo com que as ruas do centro do bairro se transforme num alegre centro de compras.

Ruas e Avenidas

Dentre as ruas e avenidas mais conhecidas e movimentadas do bairro da Penha, podemos destacar a Avenida Penha de França, Avenida Amador Bueno da Veiga, Avenida Gabriela Mistral, Rua Rodovalho Junior, Rua Doutor João Ribeiro, Avenida Doutor Orêncio Vidigal, Rua Mirandinha, Rua São Serafim e a Rua Francisco Coimbra.

Mobilidade e Transporte

O metrô é o principal meio de transporte público dos moradores da Penha, e a grande maioria de seus usuários utilizam a estação Penha da Linha 3 -Vermelha.

Por estar localizada a apenas 1,5 km do centro da Penha, dezenas de linhas de ônibus que circulam o bairro, e também as regiões próximas, possuem no seu trajeto parada obrigatória nessa estação, para embarque e desembarque de passageiros.

Há, no entanto, pessoas que aproveitam a distância para praticar caminhada, percorrendo a distância em aproximadamente 15 minutos.

Aqueles que preferem utilizar seus veículos, não encontram dificuldades, pois o bairro possui entradas e saídas de fácil acesso a todos os bairros da região.

Lazer

A Penha possui muitos lugares onde levar a família para se distrair, passear ou simplesmente visitar. Apenas para ilustrar, sem considerar preferência e estilos específicos, destacaremos alguns deles, que acreditamos agradar a todos:

• Parque Linear Tiquatira – criado em 2007, foi o primeiro parque linear de SP e possui mais de 3 km de extensão. Excelente para atividades ao ar livre e tomar sol aos domingos com as crianças; • Mercado Municipal da Penha – local ideal para visitar e comprar produtos de qualidade, como frios, grãos, peixes, carnes e flores, entre outros; • Clube Esportivo da Penha – espaço para toda a família, ambiente agradável onde todos, sem exceção, conseguem relaxar, descansar e aproveitar as festas e confraternizações que são realizadas no galpão de eventos, além de curtir a extensa área verde disponível, piscinas e salões de jogos.

É possível também visitar as igrejas centenárias, Espaço Cultural Mario Zan, Teatro Martins Penna, Biblioteca José Paulo Paes, Padaria Requinte e muitas outras opções que te aguardam.

Educação

Muitas são as instituições de ensino localizados na Penha!

Sejam elas do ensino público ou privado, dos níveis fundamental, médio, técnico ou superior, há o lugar ideal para todos: Senac, Colégio Objetivo Penha, Colégio São Vicente de Paulo, Escola João XXIII, Colégio Batista da Penha, Faculdade Drummond, Etec Professor Aprígio Gonzaga, Colégio Estadual Nossa Senhora da Penha, Escola Coração de Jesus e Colégio Martins Penna.

Shoppings

Considerado o xodó do bairro, o Shopping Center Penha, localizado bem no coração do bairro, na Rua Dr. João Ribeiro, é um dos shoppings mais antigos da Zona Leste, inaugurado em 1992.

Possui 208 lojas distribuídas em 4 pisos, 6 salas de cinema, 1.437 vagas fixas cobertas de garagem e infraestrutura que agrada aos consumidores mais exigentes. Dentre as lojas disponíveis podemos destacar Marisa, Centauro, Kalunga e também o Sonda Supermercados.

Uma recente análise realizada divulgou que o Shopping Center Penha, West Plaza e São Bernardo Plaza foram os shopping centers que mais cresceram em investimentos. A Penha se orgulha desse feito!

Curiosidades

Você sabia que a Penha é considerada o segundo bairro mais antigo da cidade, nascido por volta de 1668?

Seu aniversário é sempre comemorado no dia 08 de setembro, e coincide com o dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do distrito e do município de São Paulo. Mas vale lembrar que as comemorações iniciam no final de agosto, e se estendem até o final de setembro, com o encontro dos corais da região.

Plano&Plano

Se interessou pelo bairro Penha? Vem conhecer as opções da Plano&Plano na região!

Na Plano&Plano você encontra Apartamentos à venda na Zona Leste, SP e em toda região metropolitana do estado de São Paulo. A Zona Leste de São Paulo abrange as seguintes regiões: Mooca, Parque do Carmo, Itaquera, Iguatemi, José Bonifácio e Penha.

Entre em contato com a nossa equipe de corretores online, tire suas dúvidas ou saiba mais sobre as ofertas de Apartamento Minha Casa Minha Vida e Apartamento Casa Verde e Amarela na Zona Leste da Plano&Plano!

Precisa de ajuda? Clique aqui

Precisa de ajuda? Clique aqui e veja os nossos canais.

Mais
canais