Plano&Plano soma R$372 mi em vendas no primeiro trimestre e estabelece novo recorde
12/05/2022

São Paulo, 12 de maio de 2022. A Plano&Plano Desenvolvimento Imobiliário S.A. listada na B3 (PLPL3), divulga seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2022 (1T22).

A Companhia, com forte atuação nos segmentos de baixa e média renda na Região Metropolitana de São Paulo, estabeleceu um novo recorde de vendas em um trimestre, com a comercialização de 1.940 unidades, totalizando R$ 371,5 milhões em vendas líquidas. O resultado é 10,8% maior em comparação ao 1T 2021, que foi de 335,2 milhões em vendas líquidas, e 22,0% maior que o trimestre imediatamente anterior (4T21).

“Mesmo diante a todos os desafios da economia, com pressão dos custos de produção e de inflação, conseguimos um equilíbrio entre um excelente ritmo de venda e o repasse gradual dos aumentos do INCC aos preços. O déficit habitacional no país ainda é enorme, e a casa própria continua sendo o principal sonho das pessoas”, explica Rodrigo Luna, Diretor Vice-presidente e Presidente do Conselho de Administração da Plano&Plano.

A construtora e incorporadora, que completa 25 anos em 2022, atingiu um ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido, na tradução para o português) de 35% nos últimos 12 (doze) meses e encerrou o trimestre com um patrimônio líquido de R$ 332,1 milhões, 18,5% acima do patrimônio do final do mesmo período, em 2021 (R$ 280,1 milhões).

O lançamento de três novos empreendimentos ano longo do primeiro trimestre totalizou R$ 267,6 milhões em volume geral de vendas (VGV), um crescimento de 161% em relação aos R$ 102,5 milhões lançados no 1T 2021. A receita líquida atingiu R$ 316,1 milhões no trimestre, valor 6,0% superior aos R$ 298,2 milhões registrados no 4T21 e 1,2% superior em relação aos R$ 312,3 milhões obtidos no primeiro trimestre do ano anterior.

O maior crescimento nas vendas em comparação ao estoque permitiu que, em 31/03/2022, a Plano&Plano obtivesse um indicador de Vendas Sobre Oferta (VSO) de 41,2% referente aos últimos 12 (doze) meses, um aumento de 2,4 p.p. no VSO em relação aos 38,8% de 31/03/2021.

“Seguimos na trilha de um crescimento sustentável e consistente, mantendo nosso compromisso em proporcionar moradias de qualidade, de maneira rentável e com riscos controlados”, enfatiza Luna.

Com um landbank concentrado na Região Metropolitana de São Paulo, sendo 98% na capital, a Companhia adquiriu ao longo do primeiro trimestre (1T22) dois novos terrenos em São Paulo, finalizando o período com um estoque de 1,2 milhões de metros quadrados, com potencial de vendas total de R$ 10 bilhões.