Plano&Plano bate novo recorde com R$ 579 milhões em vendas líquidas no segundo trimestre de 2023
10/08/2023

Margem bruta ajustada é de 38,3% e lucro líquido fica 257% acima do valor apurado no mesmo período do ano anterior

São Paulo, 10 de agosto de 2023. A Plano&Plano Desenvolvimento Imobiliário S.A. (B3: PLPL3), uma das maiores incorporadoras e construtoras do país, estabelece um novo recorde histórico, ao alcançar R$ 578,9 milhões em vendas líquidas, valor 52,5% superior ao registrado no mesmo período de 2022 (R$ 379,5 milhões) em seus resultados oficiais referentes ao segundo trimestre de 2023 (2T23). No acumulado de 2023, a Plano&Plano atingiu R$ 1.125,6 milhões em vendas líquidas, um aumento de 49,9% ao conquistado nos primeiros seis meses do ano anterior. Este resultado foi obtido com a comercialização de 2.675 unidades no 2T23, ao preço médio de R$ 216,4 mil, valor 11,2% acima do segundo trimestre de 2022, que possibilitou que a margem bruta ajustada no 2T23 fosse de 38,3%, com a receita líquida de R$ 485 milhões e o lucro líquido de R$ 69 milhões no 2T23. Lucro esse que apresenta um crescimento expressivo de 256,7% acima do 2T22. A geração de caixa da companhia ficou em R$ 34 milhões no trimestre.

Lançamentos bem-sucedidos No segundo trimestre de 2023, a Plano&Plano lançou seis empreendimentos, o que proporcionou um volume geral de vendas (VGV 100% P&P) de R$ 588,9 milhões, resultado 49,4% maior em relação aos R$ 394,1 milhões lançados no 2T22. Em relação ao acumulado do ano, o total de lançamentos foi de R$ 1.119,0 milhões, valor 69,1% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.

Ao final de junho, o indicador de Vendas Sobre Oferta (VSO) dos últimos 12 (doze) meses da Companhia foi de 49,2%, um aumento de 1,2 pontos percentuais (pp) no VSO em relação aos 48,0% de 31/03/2023. Ao comparar com 30/06/2022, o aumento foi de 8,5 pp, o que representa uma melhora relevante e consistente na performance de vendas.

“Os resultados do segundo trimestre evidenciam nossa base sólida e olhar estratégico para o futuro. Alcançamos um novo recorde histórico em vendas líquidas com sólida margem bruta, sempre atento às demandas de nossos clientes e contribuindo com a realização do sonho da compra do imóvel próprio”, comenta Rodrigo Luna, presidente do conselho administrativo da Plano &Plano. “Mantemos nosso objetivo de entregar um crescimento sustentável e, acima de tudo, produzir projetos de qualidade, que contribuam com a redução do déficit habitacional e a melhora na mobilidade urbana”, reforça o executivo.

A companhia adquiriu sete novos terrenos em São Paulo ao longo do 2T23 e ao final do período, o landbank da Companhia possuía um potencial de vendas total de R$ 13,2 bilhões, em uma área total de 808,8 mil m2 na região metropolitana de São Paulo, sendo 95,0% do número de terrenos e 89,1% do VGV potencial localizados na capital. O estoque de unidades disponível para venda é de 9.089 apartamentos e um VGV de R$ 2,3 bilhões. A grande maioria do estoque é composta por unidades em construção, sendo que apenas 1,5% são unidades prontas, valor 3,5 pp menor em comparação ao encerramento do 1T23.

Ao final do primeiro semestre de 2023 havia um total de 43 canteiros de obras sob gestão do departamento de engenharia da Plano&Plano, contemplando 18.157 unidades em construção.