Plano&Plano fecha primeiro trimestre com recorde de R$ 547 milhões em vendas líquidas e lucro líquido 85% acima do ano anterior
12/05/2023

A Companhia estabeleceu mais uma vez um recorde histórico para o período. Resultados também mostram crescimento da margem bruta ajustada que atingiu 38,6% no 1T23

São Paulo, 12 de maio de 2023. A Plano&Plano Desenvolvimento Imobiliário S.A, listada na B3 (PLPL3) registrou mais um recorde de vendas líquidas em um trimestre ao atingir a marca de R$ 547 milhões nos primeiros três meses de 2023 (1T23). O valor, divulgado durante a apresentação dos resultados financeiros e operacionais do período, foi atingido com a comercialização de 2.583 unidades. Ele representa um crescimento de 47% em relação ao primeiro trimestre de 2022 (R$ 372 milhões) e de 5% sobre o registrado no último período de 2022 (4T22), quando atingiu R$ 519 milhões.

No primeiro trimestre, a Plano&Plano realizou cinco lançamentos correspondendo a um volume geral de vendas (VGV) de R$ 530 milhões, incluindo permuta física. O valor é 98% maior que os R$ 268 milhões lançados no primeiro trimestre 2022. O preço médio dos lançamentos teve um aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano anterior e atingiu R$ 230 mil. Considerando vendas e lançamentos, o 1T23 foi o melhor primeiro trimestre da Companhia em sua história.

“Este foi o melhor primeiro trimestre da história da Plano&Plano em lançamentos e vendas. Batemos recordes e registramos crescimentos expressivos nesses dois indicadores em relação ao mesmo período do ano passado. Os resultados revelam a solidez e o crescimento sustentável e constante da Companhia ao longo dos últimos trimestres e refletem uma gestão resiliente e com um olhar para o futuro”, comenta João Hopp, Diretor Financeiro da Plano&Plano.

A Companhia apresentou também aumento de 4,5 pontos percentuais em sua margem bruta ajustada, passando de 34,1% no 4T22 para 38,6% no 1T23. Na comparação com o primeiro trimestre de 2022 (1T22) o crescimento foi de 9,9 pontos percentuais. Já o lucro líquido atingiu R$ 41 milhões no 1T23, 85% acima do registrado no primeiro trimestre do ano anterior. O crescimento desses dois indicadores é resultado das ações que a Plano&Plano vem tomando para superar o período de pressão na margem bruta causado pelo aumento dos custos de construção durante o período da Pandemia.

Crescimento sustentável

Com mais de 25 anos de experiência na incorporação e comercialização de empreendimentos imobiliários, e atualmente com foco na região metropolitana de São Paulo voltados para os segmentes de média e baixa renda, a Companhia cresce de forma acelerada e sustentável. Considerando as vendas líquidas dos últimos dose meses medidos desde o 4T20, a Companhia cresceu a uma taxa composta de 40% ao ano nestes últimos nove trimestres. Quando comparamos as vendas líquidas dos últimos dose meses no final do 4T20 com as do 1T23, a evolução foi de 113%. O primeiro trimestre de 2023 também registra um avanço no patrimônio líquido da Companhia, que encerrou o período em R$ 453 milhões, um aumento de R$ 121 milhões em relação ao final do mesmo período em 2022 (R$ 332 milhões). A rentabilidade sobre patrimônio líquido médio atingiu 39% para os últimos 12 meses, uma das melhores do setor ao considerarmos os resultados das empresas de capital aberto.

A receita líquida somou R$ 390 milhões no 1T23, valor 23% superior aos R$ 316 milhões obtidos no 1T22. A receita tem se mantido sólida, acompanhando a evolução das obras e as vendas de estoque e de lançamentos.

“A Plano&Plano vive um momento único em sua história. No final de março, anunciamos ao mercado a aprovação de 7.039 unidades para a 2ª fase do programa habitacional Pode Entrar, da Prefeitura de São Paulo, com um potencial de VGV (100% Plano&Plano) de mais de R$ 1,3 bilhão. Avançamos em vendas e lançamentos, com excelentes margens e resultados. O primeiro trimestre de 2023 é apenas o início de um grande ano para a Companhia”, acrescenta Rodrigo Luna, Diretor Vice-presidente e Presidente do Conselho de Administração da Plano&Plano.