A incorporadora e construtora Plano&Plano recebeu o troféu Ouro do Effie Awards Brasil 2025, a principal premiação global de marketing e negócios, com o case Apê Grátis, o Jogo. O Effie premia eficácia comprovada e avalia os cases a partir da combinação de estratégia, criatividade e resultado tangível das campanhas inscritas. Esta é uma conquista rara para o setor imobiliário, que historicamente não aparece entre os vencedores de Ouro da premiação.
Competindo em igualdade com marcas como Natura, Ambev (Zé Delivery) e Governo do Estado de São Paulo na categoria Solução Inovadora de Marketing, a campanha foi a grande vencedora ao reconhecer o pioneirismo em utilizar a gamificação no mercado imobiliário, transformando uma promoção tradicional em algo inovador. Conquistar o Ouro competindo com marcas desse porte evidencia o nível de excelência e inovação da Plano&Plano.
O case Apê Grátis, o Jogo nasceu de uma visão estratégica ao olhar para a dificuldade do consumidor na jornada da compra de um apartamento, alinhado a uma tendência de gamificação em campanhas de marketing. A estratégia, criada em parceria com a Spinoff Digital e Agência Criadoria, nasceu da cocriação entre áreas internas e agências parceiras, dentro do BBDAY — programa de inovação colaborativa da Plano&Plano lançado pelo marketing em 2021 e ampliado em 2023. A conquista na premiação reforça que estratégias eficazes superam o volume de investimento, validando um novo modelo de aquisição e conversão no setor.
Mais que uma campanha, a Plano&Plano desenvolveu um ecossistema de relacionamento e resultados, capaz de engajar com o público que ainda não está pronto para comprar um imóvel, por meio de desafios, recompensas e experiências gamificadas. Ao mesmo tempo em que divertia os participantes, o jogo educou sobre as etapas da compra de forma interativa e lúdica, e transformou o processo de aquisição de um apartamento em um jogo, proporcionando engajamento e fidelização.
“Ser vencedora do Effie Awards Brasil é a validação de que o setor imobiliário pode ser protagonista em inovação de marketing. Esse prêmio mostra que ousadia aliada à estratégia gera eficiência real e abre caminho para novos modelos de aquisição no setor. Este case é resultado de uma estratégia que combinou gamificação, neuromarketing e inteligência de dados, movida pela força coletiva de colaboradores, corretores e agências parceiras que aceitaram o desafio”, afirma Andreia Rocha, executiva de marketing da Plano&Plano.
Além de gerar engajamento de marca, a campanha Apê Grátis, o Jogo gerou leads qualificados e impactou diretamente os negócios da companhia. Com mais de 240 mil inscritos, a campanha distribuiu 1.600 prêmios incluindo dois apartamentos, gerou 69 mil simulações de compra, e foi responsável por mais de 30% das vendas em 2024, resultando em mais de 7 mil apartamentos comercializados no período.
A cerimônia de premiação foi realizada na noite de terça-feira, 18 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
os lançamentos da
Plano&Plano!